333bet fortune tiger -Nos dias 02 e 03 de fevereiro acontece na Praça dos Orixás, em Brasília, a quinta edição da Festa da

Festa das Águas- 333bet fortune tiger -Música e Magia na Praça dos Orixás

Nos dias 02 e 03 de fevereiro acontece na Praça dos Orixás,ÁguasMúsicaeMagianaPraçadosOrixá333bet fortune tiger - em Brasília, a quinta edição da Festa das Águas. O evento reúne música, dança, artesanato, culinária e debate de políticas públicas de combate ao racismo religioso e pela preservação dos espaços culturais de matriz africana. A festa integra o Circuito Candango de Culturas Populares.

A data também marca a comemoração do Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar, e também celebra Oxum, Mãe das Águas Doces. “Grandes detentoras dos saberes e fazeres tradicionais afro, as mulheres são responsáveis por uma imensa parte da manutenção da ancestralidade viva em todo o país”, destaca a organização da Festa no convite.

Os expositores tanto da Feira de Artesanato Tradicional quanto da Feira de Gastronomia Afro representam diversas regiões administrativas do DF. De acordo com a assessoria de comunicação do evento, “eles trazem consigo toda a diversidade brasileira em seus produtos e quitutes, uma vez que o DF é um grande caldeirão cultural, com fortes influências de todos os cantos do Brasil, principalmente do Norte e Nordeste. Assim, os visitantes podem esperar uma variedade de artesanatos e pratos típicos que refletem a riqueza cultural e gastronômica não apenas do DF, mas de todo o país”.

Programação

A Festa das Águas integra o calendário anual de ocupação da Praça dos Orixás. A programação inicia na sexta-feira (2), às 15 horas, com abertura da feira de artesanato tradicional e da feira de gastronomia afro, cortejo do Coletivo das Yás e Babás do DF e entorno, audiência pública sobre a reconstrução da Praça dos Orixás. O fim da tarde está marcado com toque sagrado para Iemanjá e Oxum e em seguida as apresentações musicais de Afro Rum Black (GO), Capela Imperial (DF), encontro de samba de roda - Cecy Wenceslau (DF) convida Sambadeiras de Bimba e Folha Seca (DF) e Mateus Aleluia Filho (BA) e Teresa Lopes (DF).

A programação da Festa das Águas continua no sábado (3). Além da abertura da feira e da degustação gastronômica, as atividades incluem uma roda de plantio dedicado a Iemanjá oferecido pelo Coletivo das Yás do DF. Em seguida, as atrações musicais incluem Orquestra Aladá Trovão da Mata (DF) e apresentações conjuntas de diferentes gerações do samba como Cris Pereira e Breno Alves do Distrito Federal e de outros estado, Tia Surica (RJ), Karynna Spinelli (PE) e Nego Enrique (PE).

Políticas públicas e combate ao racismo religioso

A programação do dia 2 também inclui uma audiência pública, marcada às 15h, com presença de lideranças religiosas, membros da comunidade, representantes governamentais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A expectativa é que, por meio desse encontro, seja possível identificar soluções efetivas para os desafios enfrentados pela Praça dos Orixás e outros espaços de cultos, como terreiros.

:: Carnaval 'proibido' em Campina Grande (PB): prefeito reserva espaços públicos para uso exclusivo de evento religioso ::

De acordo com a assessoria de comunicação do evento, o debate da audiência tem como foco “a busca por respaldo legal e apoio institucional para a preservação desse território sagrado. A intenção é não apenas abordar questões emergenciais, como a reconstrução da praça, mas também estabelecer políticas públicas mais amplas voltadas para a manutenção e preservação do espaço a longo prazo”.

Ao longo dos anos, a Praça dos Orixás tem sido vítima de depredação, vandalismo e racismo religioso. Em agosto de 2021 uma estátua de Ogum foi derrubada e incendiada no local. Vários outros exemplos desse tipo de ação criminosa já haviam ocorrido no local desde a oficialização da “Prainha” como Praça dos Orixás em 2000. O acervo da praça conta com monumentos de 16 orixás erguidos no local ainda na década de 90 e inclui obras de autoria do artista plástico baiano Tatti Moreno.

A organização questiona: “até quando a Praça dos Orixás seguirá sendo depredada?”.

Pré-carnaval

No domingo (4), a Praça dos Orixás recebe o Canteiro do Samba, evento de pré-carnaval, que também apresentará música, dança e artesanato local. Todos os eventos são gratuitos.

Programação:

Sexta-Feira, 02 de fevereiro

14h - Abertura da feira de Artesanato Tradicional e da Feira de Gastronomia Afro

15h - Cortejo do Coletivo das Yás e Babás do DF e entorno

15h30 - Audiência Pública - Reconstrução da Praça dos Orixás

17h - Toque sagrado para Iemanjá e Oxum - Umbanda e Candomblé

19h - Afro Rum Black (GO)

20h - Capela Imperial (DF)

22h - Encontro de samba de roda - Cecy Wenceslau (DF) convida Sambadeiras de Bimba e Folha Seca (DF)

23h- Mateus Aleluia Filho (BA) e Teresa Lopes (DF)

Intervalos- Dj Pops (DF) + Dj Flávia Aguiar (DF)

Sábado, 03 de fevereiro

16h - Abertura da feira de Artesanato Tradicional e da Feira de Gastronomia Afro

17h - Plantio para Iemanjá com banho de cheiro - Coletivo Yás do DF e entorno

18h - Encontro de Baque Virado - mestre Martinha do Coco (DF)

20h - Orquestra alada Trovão da Mata (DF) e Nego Henrique (PE)

22h - Encontro de gerações do samba Cris Pereira (DF), Tia Suri̇ca (RJ), Karynna Spinelli̇ (PE) e Breno Alves (DF)

Intervalos- Dj Pops (DF) + Dj Flávia Aguiar (DF)

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva


Relacionadas

  • Conferência Ecumênica celebra diversidade e cobra respeito às manifestações religiosas

  • Racismo estrutural: advogado é barrado em Tribunal por usar trajes religiosos

  • Após novo caso de intolerância, religiões de matriz africana fazem ato no DF

  • Praça dos Orixás recebe a Festa das Águas em homenagem à Iemanjá

  • Praça dos Orixás recebe a Festa das Yabás com show de Teresa Lopes

  • Imagem de Ogum é incendiada na Praça dos Orixás, patrimônio de Brasília

BdF
  • Quem Somos

  • Parceiros

  • Publicidade

  • Contato

  • Newsletters

  • Política de Privacidade

Redes sociais:


Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap