today777 -Próximo às margens do Guaíba, na Avenida Ipiranga, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, está l

Alvo da extrema diretoday777 -ita no RS- Memorial Luiz Carlos Prestes

Próximo às margens do Guaíba,today777 - na Avenida Ipiranga, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, está localizado o Memorial Luiz Carlos Prestes. O museu, dedicado à memória do líder revolucionário e um dos mais influentes políticos brasileiros no século XX, passa atualmente por um processo de tombamento solicitado pelo deputado estadual Leonel Radde (PT). Devido ao seu valor histórico, cultural e arquitetônico, sendo a única obra de Oscar Niemeyer na Capital, o pedido é que o prédio passe a estar sob vigilância do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Continua após publicidade

O tema foi debatido em audiência pública, proposta pelo deputado Leonel Radde (PT) e conduzida pela presidenta do Colegiado, deputada Sofia Cavedon (PT), da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, no final da tarde desta terça-feira (9).

O deputado Leonel Radde disse que a audiência tinha como propósito demarcar a importância do Memorial para Porto Alegre e para o estado do RS. Segundo ele, há movimentos contundentes e covardes de representantes da extrema direita que, através de uma disputa político ideológica, tentam imobilizar e desvirtuar o espaço de cultura e história. "Luiz Carlos Prestes foi um dos maiores nomes da história de nosso país, independente de simpatias ideológicas, concordâncias de sua trajetória", afirmou.

:: Guerra ideológica mira Memorial Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre ::


Memorial Luiz Carlos Prestes foi inaugurado em outubro de 2017 / Ivo Gonçaloves / PMPA

O deputado destacou que o homenageado com o Memorial foi um exemplo de luta pela igualdade, justiça, esperança e, principalmente, pela crença fiel a sua ideologia. "Isso lhe custou perdas pessoais tristes. Ele pautou, entre as décadas de 1920 e a década de 1980, de uma forma e de outra a nossa história", relembrou. Radde disse que o equipamento existente em Porto Alegre tem um valor histórico cultural inestimável e tem uma função educacional também inestimável e tem como pano de fundo a defesa da democracia, da diversidade, da divergência e da valorização da cidade e do estado. "Somos contrários a qualquer retrocesso ou ataque de intolerância extremista contra o patrimônio. Acredito que esse seja o momento para avançar e ampliar a atividade e a relevância do espaço e consolidá-lo, de uma forma perene, independente das disputas ideológicas", argumentou.

:: “Memorial Luiz Carlos Prestes é patrimônio de Porto Alegre (RS)”, afirmam ex-prefeitos ::

O presidente da Associação do Memorial, Geraldo Barbosa, falou sobre a importância do espaço para valorizar e eternizar as contribuições de Prestes para a história do Brasil e da América Latina. “O tombamento solicitado não é apenas do prédio, mas de toda a sua concepção artística e história do homenageado”, afirmou.

Barbosa fez uma recuperação da vida pública de Luiz Carlos Prestes, destacando sua participação em vários momentos relevantes da história nacional, especialmente a Coluna Prestes e a sua luta antifascista e da ideologia comunista em nosso país. Ele explicou o funcionamento e as atividades que ocorrem na edificação e informou detalhes sobre as comemorações dos 100 anos da Coluna Prestes - movimento revoltoso organizado por tenentistas que percorreu o Brasil entre 1925 e 1927, combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís durante a Primeira República.

:: Memorial Luiz Carlos Prestes possui ampla programação ::

O tombamento de prédios e monumentos significa que esses bens serão protegidos pelo Iphan, que fica responsável pela manutenção, impedindo que sejam destruídos ou descaracterizados. Qualquer intervenção nessas obras e no seu entorno deve ser autorizada pelo órgão. Em 2021, um conjunto de obras do arquiteto Oscar Niemeyer foram tombados em definitivo no Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo e Brasília. A expectativa é que o mesmo aconteça em solo gaúcho, com o tombamento do Memorial Luiz Carlos Prestes.

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.sitemap